O JEJUM BÍBLICO

                                                                                     O QUE É JEJUM?

          Jejum é a maneira bíblica de obedecer e entregar sua vida em sacrifício vivo e agradável a Deus para que Ele possa fazer, através da sua vida, o que Ele não poderia fazer de outro modo. “É a abstinência total ou parcial de alimentos, com propósito de liberar o espírito do homem e compreender melhor as verdades espirituais.” (Linnin Wesdel). O Jejum “limpa” o canal pelo qual fluirão os dons e a vida de Deus. É um instrumento poderoso para fortalecer a fé.

Precisamos ter em mente que o passo mais importante para o jejum é acertar nossa vida com Deus.  O jejum é um corretivo divino que prepara a terra, quebra o orgulho, disciplina o corpo e humilha a alma.

 

O jejum é uma das mais eficazes ferramentas espirituais quando relacionado com a oração. O jejum liberta e libera sua mente para uma dimensão de fé pura. Mas devemos ter sabedoria para não exagerar, preservando a saúde do corpo, que é templo do Espírito Santo. Enquanto você jejua seu corpo vai se livrando de toxinas acumuladas, o colesterol ruim diminui, a obesidade se vai… O jejum cria um momento de desligamento físico e ligação sobrenatural com Deus, você “dá um tempo” ao corpo em busca de uma intensa comunhão com Deus.

O JEJUM NÃO MUDA A DEUS, MAS CAUSA MUDANÇA EM NÓS!

         Cada cristão possui três inimigos principais. Contudo, podemos vencê-los confortando-os com as armas que o Senhor nos deu. Precisamos, na vida cristã, aprender a usar estas armas e confrontar o poder das trevas da seguinte forma:

1.A Carne X Jejum e Oração (Mt 26.41);

2.Mundo X Fé (I Jo 5:3-5);

3.diabo X Palavra de Deus (Mt 4:1-11).

PARA QUE SERVE O JEJUM?

1 – Para buscar ao Senhor – obediência (Jl. 2:12-13);

2 – Para humilhar a alma – quebrantamento (I Pe. 5:6-7; Sl. 34:18);

3 – Para entregar-se à oração (I Co. 7:5); Santificação individual (Salmo 35.13; 69.10)

4 – Para aumentar a fé (Mt. 17:19-21);

5 – Para fortalecer nosso espírito (Gl. 5:16). Há uma contínua luta entre a carne e o Espírito e para vencê-la, precisamos alimentar nosso espírito. No jejum, abstemos-nos de alimentos sólidos para receber o verdadeiro alimento espiritual a fim de sermos fortalecidos nesta luta;

6 – Para alcançar objetivos específicos, baseado nas promessas da Palavra de Deus;

7 – Para quebrar resistências malignas (Dn. 10:2-3, 12-13). Soltar os cativos – Isaías 58.6 . Há aqui uma aplicação espiritual para os crentes de hoje. É uma luta que se trava nas “regiões celestiais”. Satanás é um adversário duro e não quer tirar sua mão das almas e corpos das pessoas, a menos que seja forçado a fazê-lo. O jejum provê esta força.

8 – Para receber revelação, pois o jejum aguça nossos sentidos espirituais – Daniel 9.2,3,21,22

Daniel treinou-se desde cedo em sua alimentação (Daniel 1.8,11-16; 9.2,3). O Novo Testamento relata casos de jejum: Pedro (Atos 10.10); Paulo (Atos 27.21-24; 2 Coríntios 11.27). Paulo jejuava com freqüência e o capítulo seguinte fala de suas revelações.

Em nenhum lugar das Escrituras indica que devemos buscar sonhos e revelações; quando buscamos a Deus, podemos encontrá-las. Necessitamos constantemente da revelação de Deus para nossas vidas.

 

9 – Para subjugar o Corpo – 1 Coríntios 9.27; Êxodo 16.3

 

Deus nos deu o corpo e certos instintos básicos que incluem os apetites do corpo, mas requer que tenhamos o físico submisso ao espiritual. cristão tem que saber distinguir a linha entre satisfazer os desejos normais do corpo e as demandas do espírito.

Paulo insistia em disciplinar o corpo para não “satisfazer os desejos da carne” (Romanos 13.14). “Revestir-se do Senhor Jesus”.

Para o discípulo o jejum é um exercício espiritual tão eficaz como a ginástica o é para o atleta. É também uma eliminação dos alimentos que viciam o corpo.

ASPECTOS PRÁTICOS DO JEJUM

 

O JEJUM E O CORPO – 1 Coríntios 6.13,19,20

Um corpo normal, saudável e bem alimentado pode resistir por várias semanas sem ser prejudicado. O corpo vive de excesso de gorduras e somente depois de muito tempo é que começa a consumir as células vivas, entrando em estado de inanição.

O jejum ajuda o corpo a purificar-se.

PARA SAÚDE E CURA – Isaías 58.8; 3 João 2

A promessa de cura está incluída no jejum escolhido por Deus.

 Estudos mostram que Jejum pode ajudar a proteger cérebro

A BBC Brasil divulgou um estudo inusitado feito por cientistas da National Institute on Ageing (NIA), em Baltimore, nos Estados Unidos. Para eles, jejuar pode proteger a saúde do cérebro.

A pesquisa explicou que reduzir o consumo de calorias ajuda no funcionamento do cérebro, mas que “é provavelmente melhor alternar períodos de jejum, em que você ingere praticamente nada, com períodos em que você come o quanto quiser”, disse Mark Mattson, líder do laboratório de neurociências do Instituto.

Segundo o relatório divulgado no encontro anual da Associação Americana para o Avanço da Ciência, realizado em Vancouver, Canadá, inclusive mal de Parkinson ou de Alzheimer podem ser evitados com jejum por um ou dois dias por semana.

Mas para facilitar, ele também explicou que não se trata de um jejum total, sem ingerir nenhum tipo de alimento. Reduzir o consumo diário para 500 calorias – equivalente a uma dieta baseada em legumes – já seria suficiente para fazer surtir os efeitos de um cérebro mais saudável.

 

COMO COMEÇAR O SEU JEJUM

          Como começar e conduzir o seu jejum irá determinar grandemente o seu sucesso.          Seguindo estes sete passos básicos para o jejum, você irá tornar o seu tempo com o Senhor muito mais significativo e espiritualmente recompensador.

 

1° Passo: Defina o seu Objetivo

 

O jejum precisa de um propósito, senão torna-se sacrifício de tolo. Lembrando-se que obedecer é mais importante que sacrificar.

Por que você está jejuando? É para a sua renovação espiritual, uma resposta de Deus, um livramento, uma vitória, a conversão de uma pessoa, para fazer uma entrega total a Deus, aumentar a intimidade com Deus, abrir a visão espiritual, melhorar o entendimento das Escrituras, receber dons espirituais, por direção, cura, solução dos problemas, graça especial para enfrentar uma situação difícil?

Peça ao Espírito Santo que mostre claramente a sua direção e os objetivos para o seu jejum e oração. Isto irá capacitá-lo a orar mais específica e estrategicamente. Através do jejum e da oração, nós nos humilhamos perante Deus de tal forma que o Espírito Santo irá avivar o nosso espírito, despertar as nossas igrejas e sarar a nossa terra de acordo com II Crônicas 7.14. Faça disso prioridade no seu jejum.

 

2° Passo: Faça o seu Compromisso – Ore sobre o tipo de jejum que você deve adotar. Jesus deu a entender que todos os Seus seguidores deveriam jejuar (Mateus 6.16-18; 9.14,15). Para Ele a questão era quando os crentes iriam jejuar e não se eles jejuariam. Antes de jejuar, decida sobre os tópicos abaixo:

 

Qual será a duração do seu jejum – Devemos buscar de Deus para saber qual deve ser a duração do jejum (sugerimos um dia por semana);uma refeição, um dia, uma semana, várias semanas, quarenta dias (os iniciantes devem começar lentamente, até alcançar jejuns mais prolongados).

 

Que tipo de jejum Deus quer que você adote

Comece o jejum orando e termine também orando.

 

Há 3 tipos básicos de jejum na bíblia:

 

1) Jejum absoluto [Total] – (nem alimentos sólidos nem líquidos) Atos 9.9.

Neste tipo de jejum a pessoa se abstém de comida e bebida. Não dura mais que três dias, pois ficar sem beber água durante muito tempo pode causar danos ao organismo [até morte por desidratação ou desnutrição].

 

2) Jejum parcial [típico] [retirando-se um ou mais itens do cardápio, por horas, dias, semanas]. Daniel 10.3

 

Uma restrição na dieta e não uma abstenção completa. Este tipo de jejum pode servir de primeiro passo para as pessoas de compleição física fraca e para as que nunca jejuaram. A pessoa se abstém de certas refeições diárias e de certos alimentos. Daniel se absteve do manjar do rei.

No jejum típico escolha aquele alimento que você gosta, é um sacrifício; por exemplo: deixar de comer a sobremesa, doces, sorvetes, etc.

 

3) Jejum sobrenatural – Deuteronômio 9.9; Êxodo 34.18; 1 Reis 19.8; Mateus 4.2.

 

Moisés e Elias fizeram jejum sobrenatural e tiveram um fim também sobrenatural. Deve-se ter certeza da vontade de Deus ao se fazer um jejum prolongado.

O jejum é para Deus somente, que nos vê em secreto. A motivação dele nunca será para nossas ambições pessoais mas para a glória do Senhor! Isaías 58 fala que o jejum agradável é aquele que Deus escolheu.

 

Que atividades físicas ou sociais você irá restringir-se?

Quanto tempo por dia você dedicará à oração e Palavra de Deus?

Fazer esses compromissos com antecedência irá ajudá-lo a sustentar o seu jejum quando as tentações físicas e as pressões da vida tentarem fazê-lo abandonar o seu jejum.

 

3° Passo: Prepare-se Espiritualmente – O fundamento básico do jejum e oração é o arrependimento. Pecados não confessados irão bloquear as suas orações.

 

Aqui estão algumas coisas que você pode fazer para preparar o seu coração:

 

1.Peça a Deus para ajudá-lo a fazer uma lista abrangente dos seus pecados.

2.Confesse cada pecado que o Espírito Santo trouxer a sua mente e aceite o perdão de Deus (I Jo 1.9).

3.Procure obter o perdão de todas pessoas que você ofendeu e perdoe a todos os que o feriram (Mc 11.25; Lc 11.4; 17:3,4).

4.Faça restituições à medida que o Espírito Santo lhe mostrar.

5.Peça a Deus para enchê-lo com o Seu Espírito Santo de acordo com a sua ordem em Éfesios 5.18 e a Sua promessa em I Jo 5:14,15.

6.Entregue a sua vida completamente a Jesus Cristo como o seu Senhor e Mestre; recuse-se a obedecer a sua natureza mundana (Rm 12.1,2).

7.Medite sobre os atributos de Deus: Seu amor, soberania, sabedoria, fidelidade, graça, compaixão, e outros (Sl 48.9,10; 103.1-8,11-13).

8.Comece o seu tempo de jejum e oração com uma expectativa no seu coração (Hb 11.6).

9.Não subestime a oposição espiritual. Satanás muitas vezes intensifica a batalha natural entre o corpo e o espírito (Gl 5.16,17).

 

4° Passo: Prepare-se Fisicamente – Jejum requer precauções conscientes. Consulte o seu médico em primeiro lugar, especialmente se você toma alguma medicação ou tem uma enfermidade crônica. Algumas pessoas nunca devem jejuar sem a supervisão de um profissional. Preparação física faz com que uma mudança drástica na sua rotina alimentar seja mais fácil, de tal modo que você possa concentrar toda a sua atenção para o Senhor em oração.

 

Antes de jejuar

  1. a) Não comece o seu jejum abruptamente.
  2. b) Prepare o seu corpo. Coma pequenas refeições antes de começar o jejum. Evite alimentos de alto teor de gordura e açúcar.
  3. c) Coma frutas e verduras cruas por 2 dias antes de começar o jejum.

 

O que deve fazer durante o jejum

 Seu tempo de jejum e oração chegou. Você está se abstendo de todas as comidas sólidas e está buscando ao Senhor.

1.Orar especificamente pelo motivo do jejum;

2.Examinar profundamente as motivações do coração que nos levaram a jejuar;

3.Ler e meditar na Palavra;

4.Ingerir água, caso o jejum ultrapasse um (1) dia;

5.No final, oferecê-lo a Deus, louvando-o pela vitória;

6.Manter discrição. Não devemos alardear que estamos jejuando, pois este comportamento farisaico foi severamente ordenado por Jesus (Mt. 6:16-18).

 

Aqui estão algumas sugestões úteis a serem consideradas:

 

  1. a) As medicações devem ser retiradas apenas com a supervisão do seu médico.
  2. b) Limite as suas atividades.
  3. c) Exercite-se moderadamente. Ande 1a 4 Km por dia, se for conveniente e confortável.
  4. d) Descanse o máximo que o seu horário permitir.
  5. e) Prepare-se para um período de desconforto mental temporário como: impaciência, irritabilidade e ansiedade.
  6. f) Espere algum desconforto físico, especialmente no segundo dia. Você poderá ter breves dores causadas pela fome, tonturas ou algo “esquisito”.

 

A retirada de café e açúcar pode causar cefaléia (dor de cabeça, enxaqueca). O mal estar físico pode incluir fraqueza, cansaço ou sonolência.

 

Os primeiros dois ou três dias são geralmente os mais difíceis. A partir do momento que você prossegue com o jejum, você irá experimentar uma sensação de bem-estar, tanto físico como espiritual. Quando sentir a “dor-de-fome”, aumente a ingestão de líquidos.

 

5º Passo: Mantenha-se no Programa – para um aproveitamento espiritual máximo, separe bastante tempo para estar sozinho com o Senhor. Ouça a sua direção. Quanto mais tempo você passa com Ele, mais significativo será o seu jejum.

 

De manhã:

  1. Comece o seu dia com louvor e adoração.
  2. Leia e medite na Palavra de Deus.
  3. Convide o Espírito Santo a trabalhar em você para querer e realizar a Sua boa vontade de acordo com Filipenses 2.13.
  4. Convide Deus a usá-lo. Peça a Ele para mostrar a você como influenciar seu mundo, sua família, sua igreja, sua comunidade, seu País e assim por diante.
  5. Ore para ter a visão de como Ele deseja usar a sua vida e por poder para realizar a Sua vontade.

 

De tarde:

  1. Volte para a oração e a Palavra de Deus. Faça uma breve caminhada de oração intercessória pelos líderes de sua igreja, comunidade e Nação, pelas milhares de pessoas não alcançadas, por suas necessidades especiais.

 

De noite:

  1. Fique um tempo sozinho, sem pressa para “buscar a Sua face”.
  2. Se outras pessoas estiverem jejuando com você, encontrem-se para orar.
  3. Evite a televisão e outras formas de distração que possam desviar o seu foco espiritual.

 

Quando possível, comece e termine cada dia ajoelhado com o seu cônjuge (se tiver, e também for crente) para um breve momento de louvor e agradecimento a Deus. Períodos maiores com o nosso Senhor em oração e estudo da Sua Palavra são sempre melhores quando estamos sozinhos.

 

Uma rotina diária é vital também. Dr. Júlio C. Rubial (nutricionista, pastor e especialista em jejum e oração) sugere uma lista de sucos que podem ser úteis e satisfatórios para você.

 

Dicas sobre o jejum de líquidos:

 

  • Consumir suco de frutas irá diminuir a sua “dor-de-fome” e fornecerá alguma energia natural do açúcar. O sabor e o estímulo irão motivar e fortalecê-lo para continuar o jejum.
  • Os melhores sucos são feitos a partir de melancias, limões, uvas, maçãs, repolhos, beterrabas, cenouras, salsões ou folhas de legumes verdes frescos. Em tempos frios você poderá desfrutar de um caldo de vegetais quentes.
  • Misture os sucos ácidos (laranja, tomate) com água para não comprometer seu estômago.
  • Evite bebidas com cafeína. Evite também os chicletes ou mentolados, mesmo que o seu hálito esteja ruim. Eles estimulam a ação digestiva do seu estômago.

 

6° Passo: Termine o Jejum Gradualmente

 

Se um jejum for prolongado, não se deve interromper com comidas fortes [feijão, carne, etc] pois você poderá sentir dores abdominais, já que seu trato digestório estava inativo. Comece a comer gradualmente. Não coma comidas sólidas imediatamente após o seu jejum. A introdução súbita de alimentos sólidos no seu estômago irá causar conseqüências negativas ou até mesmo perigosas. Se você terminar o seu jejum gradualmente, os efeitos benéficos, físicos e espirituais irão resultar em uma boa saúde.

 

Eis algumas sugestões para ajudá-lo a finalizar o seu jejum apropriadamente:

 

Termine um jejum prolongado de líquidos com frutas como melancia.

 

1) Retorne gradualmente a comer regularmente com vários lanches pequenos durante os primeiros dias. Comece com uma sopa pequena e frutas frescas como melancia ou melão. Prossiga com algumas colheres de comida sólida como fruta e verdura fresca ou uma salada crua e batata assada.

 

7° Passo: Espere os Resultados

 

Se você se humilhar sinceramente perante o Senhor, arrepender-se, orar e procurar a face de Deus; se você meditar consistentemente na Sua Palavra, você irá experimentar uma percepção maior da Sua presença (João 14.21). O Senhor irá dar um vigoroso e novo discernimento espiritual. Sua confiança e fé em Deus irão se fortalecer. Você se sentirá mentalmente, espiritualmente e fisicamente renovado. Você verá respostas para as suas orações.

Um único jejum entretanto, não é um remédio “cura-tudo” espiritual. Assim como precisamos de um novo enchimento do Santo Espírito diariamente, nós também precisamos de novos períodos de jejum perante Deus. Um jejum de 24 horas cada semana tem sido altamente recompensador para muitos cristãos. Leva tempo para fortalecer seu músculo do jejum espiritual. Se você falhar em fortalecê-lo no primeiro jejum, não desanime. Você pode ter tentado um jejum muito prolongado na primeira vez ou talvez precise fortalecer seu entendimento e determinação. Assim que possível, submeta-se a um outro jejum até que seja bem sucedido. Deus haverá de honrá-lo pela sua fidelidade.

Eu o encorajo a praticar o jejum e a oração, uma vez após outra (dentro das suas condições físicas e de sua saúde, conforme comentamos), até que nós experimentemos verdadeiramente um reavivamento em nossas casas, nossas igrejas, nossa nação e em todo o mundo.

QUE TIPO DE JEJUM NÃO AGRADA  A DEUS?

1.Quando não há abandono do pecado (Is. 58:3-7);

2.Quando se está em desobediência a Deus e às autoridades constituídas por Ele.

3. Quando é feito para ostentar uma espiritualidade acima dos demais. (Mt 6:16-18)

 

CONCLUSÃO:

 Nós cristãos precisamos incluir o jejum em nossos hábitos, pela saúde do corpo e principalmente da alma. O jejum funciona sempre, desde que dentro da vontade de Deus. E não exagere – não é pelo volume de palavras que Deus irá ouvir tua oração, do mesmo modo o jejum, não é o tamanho do sacrifício que importa mas fazê-lo com qualidade.

 

Sem dúvida, o jejum deve fazer parte de nossa vida em Cristo para nos tornarmos melhores guerreiros na batalha em que estamos. Jesus foi claro:

 

“Quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas; porque desfiguram o rosto com o fim de parecer aos homens que jejuam. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa.

Tu, porém, quando jejuardes, unge a cabeça e lava o rosto; com o fim de não parecer aos homens que jejuas, e, sim, ao teu Pai em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.” (Mateus 6.16-18)

O JEJUM NÃO MUDA A DEUS, MAS CAUSA MUDANÇA EM NÓS!

Bibliografia:

Bíblia Sagrada

http://www.montesiao.pro.br/estudos/intercessao/o_jejum.html

http://estudos.gospelmais.com.br/jejum-e-guerra-espiritual.html

http://hegidiolino.blogspot.com.br/search?updated-max=2012-04-24T14:56:00-07:00&max-results=5

http://www.umadu.com.br/discipulado.php?c=566

 



Deseja ler os comentários ou fazer o seu? Clique aqui